12
Dez
10

Ano de crise… primeira rota curta…

Cidade Rodrigo é uma cidade fronteiriça situada a 22 km da fronteira de Vilar Formoso pela  N 620/E 80 embora sendo uma cidade isolada nos limites ocidentais  do país merece uma visita.

O robusto castelo do século XIV é no presente um parador com belas vistas sobre o rio Águeda. Os séculos XV e XVI foram dois séculos de prosperidade tendo a cidade atingido o seu auge. Os edifícios de pedra dourada dentro de muralhas são encantadores.

O principal monumento é sem dúvida a catederal. No interior vale a pena ver os claustros por possuirem uma variedade de estilos. O coro é uma obra do escultor Rodrigo Alemán. Na Capilla del Cerralbo aprecie o altar de Ribera.

Preste atenção ao percorrer o centro histórico pois a cada passo surgem vestigios dos séculos XV e XVI. É uma cidade com um charme muito particular. Para os que pretendem permanecer algum tempo apenas há um pequeno parque de campismo muito bem equipado e bastante agradável. (N 40º 35′ 56″ – O 6º 31′ 50″)

Saia de Cidade Rodrigo pela C 515 em direcção a La Alberca (Área de serviço óptima e completa  N 40º 29′ 18″ – O 6º 6′ 56″) e inicie o circuito da Sierra de la Peña de Francia.

Serras de xisto no rebordo ocidental da Sierra de Gredos,estradas que serpenteiam por pitorescos bosques de castanheiros, oliveiras e amendoeiras. O ponto mais alto do circuito situa-se na sierra de La Peña de Francia (1.732 mt.) um pico batido pelos ventos com um mosteiro beneditino muito interessante valendo a pena ver, em especial, a igreja onde no altar-mor existe uma imagem escurecida, tipo bizantino, da virgem e do menino. ( N 40º 30′ 50″ – O 6º 10′ 10″ )

Desça, e entre na SA 203, direcção La Alberca. É uma bonita localidade que vive da produção de mel, presuntos e artesanato.

No dia 15 de Agosto celebra a assunção da virgem ao céu com a representação de um mistério tradicional cujos participantes surgem mascarados. ( Não deixe de visitar a igreja e observe os dois altares que ladeiam o altar-mor).

A outra tradição é milenar: No início de cada ano os habitantes compram um leitão que é deixado solto pelo burgo e por todos é alimentado; cresce, engorda e tem o seu fim no dia 13 de Junho no dia de Santo Amtónio. E assim o porco comunitário é por todos degustado numa festa popular!

Siga pela SA 201 estrada que de La Alberca desce para um verde vale para lá do mosteiro onde Luis Buñuel fez o seu filme “Terra sem pão”. Não deixe de visitar o mosteiro assim como as gravuras rupestres.

Pela C 512 siga para Sotoserrano, Cepeda, Madroñal e finalmente Miranda del Castañar é uma povoação medieval muito interessante; observe com atenção  o centro e as suas casas brazonadas e a torre mas: Não deixe de visitar a bodega “La Muralla”! É uma magnifica cave  com 250 anos! Oiça com atenção a explicação em relação ao primitivo bodegueiro e a relação com um vinho unico no mundo de origem Romana. Ah! antes de sair aprecie o WC!

Continue pela C 512 para Santibañez de la Sierra entre na C515 no sentido de Cristobal e la Calzada e entre em Béjar uma cidade  textil que se ergue numa saliência na base da Sierra de Béjar. A partir da estrada podem ver-se fábricas texteis do século XIX.

Passe Béjar e suba até Candelário com as suas ruas ingremes empedradas com canais profundos e proteções nas portas para poderem enfrentar a fusão da neve das montanhas e as inundações repentinas. Passei-se pelas ruas e observe com atenção o que o rodeia e verá que valerá a pena!

Siga pela autovia até Cáceres uma cidade maravilhosa e não se arrependerá instale-se na área de serviço ( Fica no interior de um centro de apoio N 39º28′ 49″ – O 6º 21′ 59″ ).

Se gostou e apreciou ainda bem, tentámos sugerir um passeio quáse local sem grandes custos e que reputamos de muito interessante.

Anúncios

0 Responses to “Ano de crise… primeira rota curta…”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: