27
Jan
10

e a odisseia continua…

Stavanger → Nordkapp

Saimos de Stavanger num transbordador na direcção de Tau com o ob jectivo de irmos ao “Pulpito”, ou seja,  o Preikestolen,  no Lysefjord, na região de Rogaland. É uma escarpa de 604 metros na vertical para o fiorde! Nem imaginam o impacto! Para lá chegar são precisas duas horas por um trilho com pedras que dançam debaixo dos nossos pés!  Doloroso! …

Deixado o pulpito, subimos em direcção a Sand e Odda com o objectivo de chegarmos  a Bergen! É uma cidade pequena, mas muito bonita! Aqui se encontrava radicada a Liga Hansiática que deixou um bairro, o Bryggen, hoje um museu  representativo das actividades da Liga.

Fizemos um cruzeiro de um dia ao Songnfjord, o maior e mais profundo fiorde da Noruega. Partimos do porto de Bergen para Fläm e regressámos a Bergen no expresso que vinha de Oslo. No entanto, na retina fica-nos a subida num combóio de montanha de Fläm para Mirdal, uma subida soberba, com uma paisagem luxuriante e a determinada altura junto a umas imponentes quedas de água o combóio pára num rudimentar cais de madeira julgámos ser para ver as quedas, mas, qual não é o nosso espanto, quando, de entre a espuma que a queda origina, surge uma bailarina vestida de vermelho dançando naquele cenário fantástico com uma música de fundo de cortar a respiração! Chegámos a Bergen ao fim da tarde; dirigimo-nos para a área de serviço(Sandvikboder)  onde estávamos instalados  e qual não foi o nosso espanto quando vimos o nosso amigo Caracol e a esposa.

Deixámos Bergen na direcção de Trondheim, que também visitámos. Seguimos para Narvik, cidade portuáría onde chegam combóios de minério que vêm da Suécia e ai são embarcados para o resto do mundo. Continuámos até Moi I Rana, após o que cruzámos o Circulo Polar Ártico. Desde Oslo que a noite práticamente não existe, mas aqui é mais evidente: quatro da manhã  é dia, fotografámos em condições normais de luz: estranho para nós, muito estranho!

Alta é a cidade mais a norte no espaço Norueguês. Visitámos nesta cidade um fabuloso museu rupestre, onde todas as figuras rupestres se encontram coloridas de ocre e todo o circuito é feito numa passadeira de madeira, que serpenteia entre as rochas, onde as figuras estão gravadas. E,  finalmente,  aproximávamo-nos do famoso Nordkapp,  apenas 100 Km nos separam dele! Mas para lá chegar ainda tinhamos de passar um tunel de 6.870 mt. por baixo do mar.

A chegada não foi, digamos, a melhor, pois a ultima subida de Honningsvåg até Norkapp foi feita no meio de um nevoeiro cerrado, que para nosso espanto, tinha origem na superfície dos lagos de onde viamos aquele vapor branco denso subir. Chegados à portagem,  pagámos a entrada que contemplava dois dias de estacionamento sem qualquer outro apoio.

Olhámos à nossa volta e contemplámos muitas autocaravanas,  caravanas e motoqueiros com as suas pequenas tendas, enfim um mar de gente, que tal como nós, queria ver o sol baixo no horizonte à meia noite e depois subindo para nos deixar mas… o vento, a chuva e o frio desabaram sobre nós! Parecia que a natureza nos queria castigar por estarmos ali! Tratáva-nos como intrusos! E assim foi a noite toda e o dia que se seguiu até meio! Ao fim da tarde tudo acalmou:  a serenidade regressou e com ela o espectáculo mais maravilhoso que os nossos olhos jamais viram! Naquele espaço lá no alto onde a terra acaba e o mar começa gentes dos mais variados locais da terra, das mais variadas culturas, cores e credos abraçavam-se,  beijavam-se e brindavam numa euforia de lágrimas que jamais nos foi dado ver!

Obrigado Sol o teu poder não é efémero!

continua…

Anúncios

0 Responses to “e a odisseia continua…”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: