10
Fev
09

O que devemos saber sobre gás

Tanto o gás butano como o propano são obtidos a partir do petóleo liquefeito, dependendo unicamente da forma como são refinados, isto é, na refinaria é que se estabelece a diferença.
O gás butano é o resíduo gasoso da refinagem do gasóleo e de essências ordinárias; o propano resulta da elaboração da gasolina super e de essências produzidas em laboratório. Aqui reside a explicação porque o propano é mais “puro” do que o butano.
O GPL é um gás que normalmente é composto por uma mistura de 50% quer de butano quer de propano; no entanto, existe uma norma de tolerância administrativa acordada entre as petroleiras que permite a variação das percentagens utilizadas em função do clima e da região, se é mais ou menos quente, ou, pelo contrário, mais ou menos frio, podendo as percentagens neste caso ir até aos 80/20%.
É vulgar no seio dos autocaravanistas ouvir queixas em especial por parte dos que utilizam o gás butano e, em presença de climas frios que o mesmo congela, privando o utilizador da sua presença. No entanto esta imagem é falsa. Para se poder compreender o que se passa, observemos o meio ambiente em que se encontra uma garrafa exposta a uma temperatura largamente positiva: uma parte do gás encontra-se no estado liquido a outra parte no estado gasoso; este ocupa a parte superior da garrafa: por tal motivo os técnicos denominam esta área por “céu gasoso” é este céu gasoso que alimenta os equipamentos.
Quando a garrafa se encontra cheia, a proporção é normalmente de 80% de liquido e 20% de gasoso. A cada utilização da massa gasosa, uma parte supostamente igual da parte liquida, gaseifica-se assegurando deste modo uma pressão constante de 7 bars no interior da garrafa. (1 litro de liquido dá 254 litros de gasoso. Este diferencial fornece ao gás uma pressão que permite a utilização dos equipamentos.
Se o termómetro atingir 0ºC para o butano ou -40ºC para o propano o que sucede é que a gaseificação da parte liquida não se efectua. Bloqueada de forma térmica a parte liquida, não permite a gaseificação, logo, não é assegurada a pressão de serviço, assim, não chega gás aos queimadores, quer do frigorifico quer do fogão ou do boiller. De uma forma sintetizada podemos concluir que: O gás butano não é recomendado para afrontar o frio, pois na presença de 5ºC recusa-se à vaporização. Para resolver de forma satisfatória podemos recorrer ao aquecimento da garrafa: Por exemplo utilizando o ar quente pulsado da cabine.
Quanto ao propano é sem dúvida um gás de inverno por excelência, devido à sua capacidade de vaporização com temperaturas de valores até -40ºC, o que nos permite passar o Natal na Sibéria sem problemas!
Em relação ao GPL, como já foi dito, é um gás que tem a sua origem num cocktail de butano e de propano e apresenta como é lógico as vantagens e inconvenientes de cada um deles. Anteriormente foi dito que o gás possuía uma pressão para poder ser utilizado:
Qual será então essa pressão? Até Outubro de 1996, e por força da norma (NFS 56200) os construtores de autocaravanas eram obrigados a instalar dois reguladores, um de 37 mbs para propano outro de 28 mbs para butano.
Depois de Outubro de 1996, por motivos óbvios, a norma foi alterada passando a ser obrigatório a montagem apenas de um regulador que tivesse como função receber 37 ou 28 mbs mas, a pressão de saida para os queimadores, seria sempre de 30 mbs.
Isto permite-nos usar tanto butano como propano, assim, como capacidades diferentes, O QUE NUNCA É PERMITIDO É UTILIZAR EM SIMULTÂNEO PROPANO E BUTANO.
Outro problema que se nos depara é quando viajamos para fora do país, se me falta o gás, como fazemos?
Presentemente já não é difícil resolver. Há no mercado Kits de adaptadores para as garrafas de vários paises, com leitura explicativa da forma correcta como podem ser usados. E há sempre o universal Camping gás que nos ajuda em todos os momentos difíceis.
COMO NOTA DE ALERTA, TER EM ATENÇÃO QUE AS GARRAFAS DE GÁS NUNCA SE DEVEM DEITAR. POSIÇÃO QUE ORIGINA PERIGO DE EXPLOSÃO.

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