27
Jan
09

Um problema da maioria

A  Associação dos construtores de veiculos de lazer informa:

Peso em vazio com condição de marcha, (termo utilizado nos textos europeus) é a mesma coisa que peso em vazio (termo utilizado pela administração Francesa).

Os dois termos designam o peso do veiculo encarroçado incluindo o condutor (peso atribuido ao condutor 75Kg) incluindo ainda os fluidos da parte mecânica (óleo do motor, óleo da direcção assistida, água limpa-vidros, sistema de arrefecimento, depósito de combustível com 90% da sua capacidade, ferramentas, pneu sobressalente e, na parte habitacional, uma bilha de 13 Kg de gás  e ainda o depósito de água potável com 90% da sua capacidade.

A directiva 92/21/CE modificada pela directiva 95/48/CE indica para as autocaravanas um peso minimo a reservar para passageiros e materiais necessários à utilização do veiculo. Para determinar esta carga útil minima aplicar a seguinte equação:                             

                               (N-1) x 75Kg = (Nx10Kg) + (10Kg x L)

N é o número de passageiros (ver livrete) L é o comprimento total do veiculo em metros.

No entanto, está consignada uma tolerância de 5% para a diferença entre peso vazio teórico declarado pelo construtor e o peso vazio real encontrado no acto da homolgação (anexo II da directiva 92/21/CE de 30 Agosto de 1993).

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