07
Jun
09

Antenas parabólicas, satélites e coberturas

Posições dos satélites para emissões de televisão e rádio

Os satélites encontram-se sobre uma órbita geostacionária aproximadamente 36.000 quilómetros da terra ao nível do equador, e, por conseguinte, sobre uma posição fixa e bem definida sobre essa órbita, exprimida em graus, reportados ao meridiano de Greenwich.

 mapa

Potência da emissão dos satélites:

Os satélites, alimentados por painéis solares, dispõem de uma pequena potência e devem portanto concentrar as suas emissões sobre regiões terrestres limitadas, para serem captadas por parabólicas de diâmetro razoável.

O efeito da emissão dos sinais dos satélites é semelhante à dos faróis de uma viatura: Ao centro a intensidade luminosa é mais potente e, perde intensidade proporcionalmente ao afastamento do centro.

A emissão depende de diferentes evoluções técnicas: Da concepção de cada satélite, da própria zona de recepção ou zona de cobertura.

Na imagem indicam-se as zonas de cobertura dos satélites HOT-BIRD, ASTRA e AB3 em função do diâmetro da parábola de recepção: 50, 65 e 85 centímetros.

No entanto, não podemos esquecer, que em caso de céu encoberto, e de chuva, o sinal do satélite é perturbado: A zona de cobertura é então menor!

Devemos escolher um diâmetro de parábola, de grande dimensão para optimizar a recepção independentemente das condições meteorológicas.

areas legenda

Alinhamento da antena com o satélite.

  1. Assegure-se que se encontra na zona de cobertura do satélite escolhido, tendo como referência o diâmetro da sua parábola.
  2. Verifique que, na direcção sul, a partir da sua posição, não se encontram obstáculos (arvores, edifícios etc.) que bloqueiem a passagem do sinal. Os satélites maiores (HOT-BIRD, ENTELSAT, ASTRA e AB3 estão sobre uma órbita equatorial, logo deve orientar a sua parábola na direcção SUL. Bastando-lhe para tal uma simples bússola.
  3. Regule correctamente a inclinação da antena. O satélite está permanentemente fixo sobre o equador, à medida que de desloca de Norte direcção ao Sul, a inclinação da antena deverá aumentar.

 Por exemplo: Na Escandinávia a inclinação da antena é de 15º enquanto que em Marrocos será de 50º.

About these ads

0 Responses to “Antenas parabólicas, satélites e coberturas”



  1. Deixe um comentário

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: